Sessão de cinema: "O Rapaz Formiga" / Avaliação do projecto

04-06-2009 20:33

Semana de 3 e 4 de junho 2009

 

Como prometido hoje foi a nossa vez de prepararmos a sessão de cinema. O rapaz formiga foi o filme eleito pela Joana e pela Rita para finalizar o estudo das formigas.

Convidamos os nossos amiguinhos dos 5 anos, dos 3 e dos 2 para assisterem. O filme foi muito divertido e encontramos todas as formigas que conheciamos de "outros formigueiros" (a raínha, as obreiras, as tecedeiras, as pote-de-mel, as cortadoras de folhas, as pupas e as formigas soldado) e ainda a sua grande casa.

Sinopse:

  Relata a história de um menino que gosta de usar a sua arma de água para destruir formigueiros. Até que um dia ele é reduzido ao tamanho de uma formiga e obrigado a trabalhos forçados dentro da 'comunidade'. Ao lado das suas novas companheiras, ele vai descobrir o real valor da amizade e do trabalho em grupo quando a sua nova casa é atacada por vespas...

 

 

Conclusão da experiência: semear relva

 

Já há muito que temos conhecimento que a relva que semeamos não cresceu. "Alguma coisa correu mal!" (V.)

Apontamos os motivos que poderiam ter levado à não germinação da relva:

- água a mais;

- água a menos;

- calor a mais porque na sala está muito calor

-

Para avaliarmos o trabalho desenvolvido ao longo do projecto, a Joana e a Rita apresentaram-nos um Power point com todas as actvividades efectuadas. Ao lembrar, voltamos a falar do que aprendemos; os conhecimentos foram adquiridos! Estamos de parabéns.

 

Numa tabela, para o respectivo efeito, cada um votou na actividade que mais lhe agradou. Verificou-se que as actividades mais praserosas para nós foram as que envolveram o jogo lúdico e a expressão plástica criativa. A actividade menos pontuada recai na abordagem das folhas aliada aos conceitos matemáticos.

 

—————

Voltar