Caracterização dos grupos

 

Grupo dos 4 anos

 

O grupo dos quatro anos é constituído por vinte e três crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos de idade, sendo doze crianças do sexo masculino e onze do sexo feminino.

                    É um grupo bastante sociável e aberto à presença de novas pessoas na sala, manifestando interesse pela diversidade de actividades. Em geral as crianças são extrovertidas, curiosas e interrogativas; interagem muito bem entre si e com os vários adultos que frequentam a sala mostrando já alguma cooperação.

                    A matemática apresenta-se, de um modo geral, como uma área de alguma dificuldade para o grupo, pelo que será tido em consideração nas actividades a realizar.

                O grupo possui um conjunto de normas e regras que todos reconhecem, embora algumas vezes não sejam respeitadas. É comum que as crianças confrontem uma outra que está a ultrapassar uma regra. Tal demonstra o sentido democrático e de responsabilidade que estas crianças desenvolvem no contexto imediato de interacção social que é o seu grupo.

 

 

 Grupo dos 5anos I

 

O grupo dos 5 anos I, é constituído por 19 crianças, 9 meninas e 10 meninos.

 As crianças que frequentam esta instituição são filhos de funcionários dos Hospitais da Universidade de Coimbra. São crianças muito autónomas, com um discurso fluente. É um grupo heterogéneo, com crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos, as diferenças de meses nas idades, verifica-se na linguagem, autonomia e na observação dos trabalhos que elaboram. É um grupo coeso, participativo, curioso, aderindo facilmente às actividades.

 

Grupo dos 5anos II

O grupo da sala dos 5 anos II é constituído por 18 crianças, sendo dividido em 12 meninas e 6 meninos com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. Em grande parte do nosso estágio o grupo foi constituído por 19 crianças, mas a meio do ano lectivo saiu uma menina.

É um grupo homogéneo, na medida em que grande parte das crianças consegue realizar as actividades de forma autónoma e independente. No entanto, uma das crianças possui Síndrome de Williams, o que a afecta ao nível cognitivo, e por isso manifesta dificuldades ao nível da aprendizagem, necessitando assim de mais auxílio.

Considera-se um grupo com um vocabulário bastante desenvolvido, à excepção de duas crianças que têm alguma dificuldade em pronunciar certas palavras. São crianças com boas capacidades motoras e cognitivas para a sua idade. Podemos também caracterizá-lo como sendo um grupo de fácil socialização, interagindo bem com as outras crianças das outras salas.

No que diz respeito à dimensão relacional, as crianças mantém uma boa relação entre si, são um grupo unido, nota-se uma grande entreajuda entre todas as crianças, nomeadamente para com a criança que tem NEE. Contudo por vezes há desentendimentos entre pares, o que é normal nesta idade. A relação entre criança-adulto é de grande proximidade, sendo que sempre que há algum problema elas dirigem-se a um adulto para que este as ajude a resolvê-lo.