Para que servem as folhas / Momento de partilha

15-05-2009 20:26

Semana 13 a 15 Maio

 

 

Todos juntos, e com a ajuda de algumas imagens fomos completando o que já sabíamos acerca das utilidades das folhas.

A sala cheirava especialmente bem. A Rita trouxe diversos tipos de folhas que tinha no seu quintal e nós tivemos a oportunidade de as conhecer e sentir o aroma, sem ser em embalagens.

 

 

 

Estas folhas servem para a nossa alimentação, especificamente para temperos (alecrim, salsa, açafrão, louro, orégãos) e chás  (limonete, cidreira e hortelã que secámos quando fomos ao bosque do Caracol).

Aprendemos que as folhas servem também para alimentar os animais (caracol, lagarta,…), que purificam o ar, servem de vestuário (tribos), produtos de cosmética (champôs, cremes), medicamentos (eucalipto: xaropes, comprimidos e pomadas), fazem sombra e servem também para alguns utensílios tais como vassouras (com as folhas da Palmeira Portuguesa : Mata do Botânico) e telhados de algumas casa tribais.

 


 

. Este é o mural onde registámos e ilustramos as utilidades das folhas.

 

 

. visitámos a sala da Sara onde os nossos amiguinhos nos contaram o que aprenderam nas estufas do Botânico.

Foram excelentes professores e deram-nos a conhecer plantas de todo o mundo. As que mais gostámos foram as Plantas Carnívoras. Pensávamos que comiam bifes! Afinal só comem insectos.E nós que pensavamos que "comiam bífes..." (T.)

 

Tivemos também a oportunidade de lhes falar dos bambus e dos pandas no que respeita à sua protecção.

Obrigada amiguinhos!!

 

Momento de Partilha

Mais um tema chegou ao fim. Está na hora de partilhar com os nossos amiguinhos o que aprendemos.

Elegemos os professores e depois de uma pequena revisão convidámos os 5 anos I e II, os 3 anos e os 2 anos para assistirem à apresentação e à exposição das folhas aromáticas e dos chás que conhecemos.

 

 

—————

Voltar